Museu na China foi inspirado em águas marítimas

 13/08/2021

Museu na China foi inspirado em águas marítimas

Inspirado nas ondas do mar, museu chinês centra-se no tema água e exalta as belezas do mar. Localizado na nova área de Binhai, na costa leste de Tianjin, na China, o museu "Shimao - The Wave" reúne programas de entretenimento, educação e cultura, onde a arte moderna converge com a natureza, o mar e as ondas, exaltando as emoções e a beleza da praia.

Criando um diálogo entre o edifício e a natureza, a fachada lembra uma grande onda quebrando. Além disso, as milhares de placas de alumínio, que cobrem 563 metros quadrados em forma de escala, parecem escamas de peixes, que refletem a luz do sol de diferentes ângulos. O lago, ao redor do edifício, lança luz difusa na fachada, produzindo um efeito especial nas placas metálicas, que brilham como as ondas.

O edifício parece uma estrutura flutuante sobre o mar de Bohai. Conta com três terraços externos com vista para o mar, onde os visitantes podem apreciar a vista e os sons da natureza. Nos espaços internos, os materiais interpretam a água em seus diversos estados. Vidros do chão ao teto convidam a luz natural a entrar, possibilitam vista panorâmica e quebram as fronteiras entre espaços internos e externos.

Toda a área de exposições é projetada com três grandes áreas funcionais: a onda (museu de arte), um teatro ao ar livre e o espaço público - todos conectados à praia. No primeiro andar ficam os banheiros e salas de reuniões. A superfície iluminada do segundo andar — que abriga a galeria principal, terraços ao ar livre, uma biblioteca e uma cafeteria — com paredes de vidro de até oito metros, proporciona a sensação de estar sobre o mar.

A Lacime Architects, com sede em Xangai, projetou o espaço para simbolizar onde o mar encontra a costa. A construção se beneficiou da ampla área, com espaços verdes abertos, praia e orla acessível. Em uma área de 3.563 metros quadrados, além das tradicionais galerias do museu de arte, The Wave abriga também um teatro ao ar livre.

Para proteger essa área das intempéries, a estrutura do edifício de mais de 30 metros de altura dispensa colunas e ostenta um espaço interior aberto, que também funciona como cobertura para o exterior.

Em um estilo orgânico, muito alinhado com os arquitetos contemporâneos, Shimao - The Wave assemelha-se à onda para criar um diálogo entre o edifício e a natureza. Mais que isso, transmite a fluidez, o movimento e o equilíbrio que o mar possui.



TAGS