O que fazer ao navegar durante um temporal?

 13/08/2021

O que fazer ao navegar durante um temporal?

O céu está azul. O mar acena tranquilo e convidativo. Você, então, parte para navegar, despreocupado. Em poucos minutos a terra fica para trás. Mas, de repente, tudo muda. O mar fica alto, com ondas salientes. O céu oscila entre o cinza-chumbo e o preto; o prazer virou medo; a brisa, vendaval. Já sabemos que é fundamental acompanhar a previsão do tempo antes de iniciar a navegação, mas sabemos também que a previsão não acerta sempre, então é preciso estar preparado.

Numa tormenta, é melhor navegar a favor do vento e das ondas. Mas em mar muito agitado, deve-se fazer o contrário: ir contra as ondas, em ângulos de 30 a 45 graus. A seguir listamos algumas dicas valiosas para este momento:

Se o seu barco for pequeno: Uma estrutura frágil e de pequeno porte, como uma lancha de 16 pés, não poderá enfrenta o alto mar agitado. Nesse caso, reza a prudência levá-lo de volta à costa, ainda que correndo riscos de danificá-lo ou encalhá-lo na areia.

Se o seu barco for grande: Um barco de porte grande deve fazer exatamente o contrário e ficar bem longe da costa. Ocorre que o mau tempo diminui a visibilidade, dificulta o comando das embarcações maiores, e mesmo para navegadores experientes, há o perigo de acidentes nas pedras.

Se o barco adernar demais: Coloque a bochecha da embarcação (a curvatura do bordo na proximidade da proa) num ângulo de cerca de 45 graus em relação às ondas, porque tal manobra diminui o impacto e ainda cria uma zona calma a barlavento.

Se as ondas forem grandes: Navegue num ângulo de 45 a 60 graus, tomando cuidado para não embicar. Se tiver de navegar contra elas, a tática é subir e descer em baixa velocidade. ou seja, as ondas vão passar e você permanecerá praticamente no mesmo lugar. Caso contrário, o casco pode não aguentar o tranco ou o motor pode pifar.

Se o barco for um veleiro: Rize as velas, ou seja, diminua a área velica em ação. Feito isso, decida se vai enfrentar o mar ou optar por um recuo estratégico. Se você não tiver nenhum compromisso inadiável, volte rápido.

Se não der para ver nada: Antes que a visibilidade piore por completo, defina a sua posição, pois, em más condições de tempo, a navegação poderá ter de ser feita somente pelo GPS e bússola. Por isso, é fundamental uma carta náutica da região, ou, ao menos, conhecê-la muito bem.

Se o mar estiver muito agitado: No caso dos barcos cabinados, só devem ficar do lado de fora as pessoas indispensáveis ao seu comando e, assim mesmo, equipadas com coletes salva-vidas e, eventualmente, até cintos de segurança. Não existe perigo maior do que cair no mar durante uma tempestade.

Se estiverem caindo raios: Alguns barcos possuem para-raios, o que diminui bastante a possibilidade de algum acidente. Porém, durante a tempestade, evite tocar em metais.

Você já enfrentou uma tempestade em alto mar? Como conseguiu lidar com a situação? Compartilhe sua experiência com a gente e se possível envie mais dicas para deixarmos nossa lista de dicas mais completa. Envie sua sugestão para o e-mail contato@marinacarolinaz.com.br ou pelo WhatsApp (41) 9.9503-1414.


TAGS