26/10/2024
Joseph Malinowski se recusou a deixar a embarcação durante os furacões Helene e Milton, que atingiram a Flórida, nos EUA
Assim que autoridades confirmaram que o furacão Milton passaria pela Flórida, nos Estados Unidos, moradores da região começaram a resguardar suas vidas. Alguns saíram da cidade, outros buscaram refúgio em abrigos. Mas Joseph Malinowski, que vive em um veleiro de seis metros na baía de Tampa, a mais afetada pelo furacão, decidiu que seu barco era o lugar mais seguro para se estar.
O furacão Milton atingiu a Flórida entre os dias 9 e 10 de outubro de 2024, deixando um rastro de destruição até se esvair em direção ao Atlântico. Antes disso, “Tenente Dan”, como é conhecido Malinowski, recusou o pedido de autoridades e até da prefeita de Tampa, Jane Castor, para que deixasse sua embarcação e procurasse um lugar seguro. Para ele, o “lugar seguro” era mesmo o barco.
“Acredito em meu coração que Deus quer que eu fique aqui até que tudo isso acabe”, disse Malinowski à CNN antes do furacão, enquanto policiais de Tampa alertavam sobre o perigo de morte diante de sua decisão e até ameaçavam prendê-lo.
O apelido “Tenente Dan”, contudo, não foi dado a Malinowski à toa. O nome faz referência ao personagem de Gary Sinise no filme Forrest Gump. Isso porque, assim como o Tenente Dan, Malinowski é amputado. Mas, mais do que isso: ele não teme os fenômenos da natureza.
À CNN, Malinowski contou que aos 16 anos perdeu uma perna em um acidente de scooter, sobreviveu ao câncer e ao vício em opioides. Além disso, o Tenente Dan passou ileso ao furacão Helene, que atingiu principalmente a Flórida e a Carolina do Norte há pouco tempo, no final de setembro deste ano, de dentro, claro, de seu veleiro.