10/06/2023
Biólogo marinho e fotógrafo subaquático, o Dr. Alex Mustard captura cenas impressionantes no fundo do mar enquanto faz mergulhos para recolher o lixo do oceano, como parte de seu trabalho de conscientização. Em um deles, Mustard encontrou minúsculos peixes em tubo de pasta de dente.
O flagra dos animais vivendo na embalagem incomum foi feito em março, na Indonésia. Tratava-se de um casal de gobies pigmeus. Essa espécie marítima costuma procurar áreas protegidas que tenham uma superfície dura, para colocar seus ovos, o que explica a escolha pelo tudo de creme dental descartado.
“O tubo de pasta de dente tinha algas crescendo, então deve estar na água por algum tempo”, disse Mustard ao site The Dodo. “Mas a abertura é um pouco pequena demais para a maioria dos peixes. Esses gobies pigmeus são muito pequenos”, completou.
O biólogo conta que, quando se aproximou da casa dos peixes pela primeira vez, apenas um deles era visível, e não parecia incomodado com a visita que chegou sem avisar. O gobie recuou para dentro do tubo e voltou com sua parceira, quase como se dissesse: “Querida, olhe para isso!”.
"Verificamos qualquer coisa de plástico para ver se 'alguém' está morando dentro ou sobre ele. Caso contrário, podemos recolhê-lo e retirá-lo. Mas quando um animal fez um lar, vamos deixá-lo lá embaixo", explicou o biólogo.
Com seus registros, o fotógrafo busca lembrar e conscientizar às pessoas que o problema da poluição do mar ainda não foi resolvido. Nesta mesma viagem à Indonésia, inclusive, Mustard afirmou ter visto ainda um peixe vivendo dentro de um sapato e uma lesma do mar colocando ovos em um saco plástico.