Operação Verão foca redução de acidentes de navegação

 16/12/2020

Operação Verão foca redução de acidentes de navegação

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), Organização Militar da Marinha do Brasil (MB) sediada em Paranaguá-PR e subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), iniciou nesta última segunda-feira (14), a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma navegação segura”, com objetivo de reduzir o número de acidentes de navegação.

Para isso, serão intensificadas as ações de Inspeção Naval nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio até o dia 16 de março de 2021, para orientar e fiscalizar os condutores com relação a habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, etc. Ainda haverá uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas.

O foco principal da fiscalização serão as embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas. Os dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil envolveram estes dois tipos de embarcações nos últimos quatro verões.

Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas, falta de itens de segurança, condutores alcoolizados, falta de coletes salva-vidas, entre outros, acione o Disque-Segurança da Navegação pelo telefone (41) 3721-1542. As informações podem ser encaminhadas ainda pelo e-mail cppr.faleconosco@marinha.mil.br. A Marinha do Brasil relembra que disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas.

Fonte: Comunicação Social da Capitania dos Portos do Paraná


TAGS